domingo, 31 de outubro de 2010

NEGAR-SE A SI MESMO



Eu estava lendo um livro muito interessante, só estranhando a linguagem, a mesma usada na bíblia sagrada, com todo aquele (vos, vós, sois, quereis, haveis, etc..), fiquei intrigada porque o livro tem uma abordagem atual, mas sua escrita é antiga, como não tinha no livro nenhuma referência quanto ao ano do livro, pesquisei na internet. (James Allen publicou este livro em 1901,  da pobreza ao poder), ele relata vários aspectos do comportamento humano, este livro tem uma conotação religiosa e filosófica. 
Em um dos capítulos ele fala sobre negar-se a si mesmo, se referindo é claro ao que é citado na bíblia, mas a esplanação dele sobre o assunto foi bem interessante, ele fala que Cristo declarou que quem quer ser seu discípulo tem que "negar-se a si mesmo diariamente". Então ele pergunta:  Se estamos dispostos a negar e renunciar a nossos prazeres, preconceitos e opniões? E que se estivermos dispostos, poderemos entrar no caminho estreito da verdade, e achar aquela paz que o mundo não conhece. Então ele continua dizendo: Que a negação absoluta do "eu" inferior (ele se refere ao ego ou o esgoísmo em todos os seus graus), é o verdadeiro estado da verdade, e que todas as religiões e filosofias, são apenas diferentes meios de alcançar este fim. Ele continua: " Podeis facilmente, saber se sois um filho da verdade ou um adorador do "eu", se examinardes silenciosamente vossa mente, vosso coração e vossa conduta".

Isso é apenas uma amostra do que é esse verdadeiro "achado", esse livro de James Allen, fiquei impressionada como ele vai fundo na essência de cada trecho da bíblia que ele aborda, e o negar-se a si mesmo, é muito interessante, importante, e significante! Porque é muito fácil fazer uma crítica a qualquer coisa ou pessoa, mas é muito díficil assumir a responsabilidade de nossos próprios erros do dia a dia. Tirar primeiro a trave do próprio olho, as vezes parece desnecessário, ou impossível. Mas se procurássemos analisar primeiro nossas falhas, onde poderíamos começar a melhorar, seja nas atitudes, na maneira de falar, na maneira de cumprimentar, na maneira de sorrir, nos pequenos gestos, tudo se tornaria mais fácil.

Temos aquele "olho mágico", todos temos, que é o verdadeiro "nós", porque o que vemos essa capa, essa carne e osso, é bem dizer nada, só a ponta do iceberg do que é tudo que somos! Presta atenção, você está sentada a toa, num ônibus, numa varanda, lavando uma louça, mas você ESTÁ PENSANDO!, seja no que for, você está pensando, você não para de pensar, é incrível! são pensamentos por cima de pensamentos, se você por um instante OBSERVAR no que está pensando, esse OBSERVADOR, é você, verdadeiramente você, sua "consciência", sua presença no agora. Então se você começar a observar suas atitudes, seus pensamentos, suas ações, suas decisões, seu comportamento, você está deixando a verdade passar, nem que seja por alguns instantes. 

Então negar-se a si mesmo diariamente, não se torna tão difícil, se você estiver alerta! no agora! ciente de suas atitudes, seus pensamentos, suas ações, suas palavras. Estar atento ao que pensa é tão importante do que estar atento ao que fala e faz. O pensamento reflete tua ação, Cuidado! Pense coisas positivas, pense amor a teu próximo, pense ajuda, pense querer bem, pense conquistas, vitórias, objetivos, mas sem ambição, sem passar ninguém para trás, LEMBRA TU PLANTA, TU COLHE, pense seguir o exemplo do grande mestre JESUS, pense segurar na mão de DEUS e se deixar guiar por ele, pense em como tua vida pode ser de bençãos se tu for por esse caminho, o de negar-se a si mesmo, negando teu EGO ENORME, que quer ser o primeiro, ser o melhor, ser o sabe tudo, ser o tal, NADA DISSO! vai com humildade, o que é teu é teu, ninguém pode te tirar, GUARDA TEUS TESOUROS ONDE NEM LADRÕES, NEM TRAÇAS, NEM FERRUGENS, NEM NADA POSSA DESTRUIR, no teu coração, na tua mente! 

Vai na fé.
Rosana Almeida.