quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O INSANO DESEJO DE CONFRONTO!

QUEREMOS PAZ OU CONFLITO?

 Eckhart Tolle em seu livro UM NOVO MUNDO - O DESPERTAR DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA, diz assim: "Desejamos paz. Não existe ninguém que não a queira. Ainda assim, há algo em nós que pede conflito, o enfrentamento. Talvez você não seja capaz de perceber isso nesse instante. Pode ser que tenha que esperar por uma situação ou até mesmo por um pensamento que disparem uma reação de sua parte: alguém que o acuse de algo, que não o reconheça, que se intrometa no seu território, que questione sua maneira de fazer as coisas, que provoque uma discussão sobre dinheiro, etc. Diante de uma circunstância desse tipo, você consegue sentir o imenso impulso de força que começa a atravessá-lo, o medo, que talvez esteja sendo mascarado por raiva ou hostilidade?  É capaz de ouvir sua própria voz se tornando áspera, estridente? Tem consciência de que sua mente está correndo para defender a posição dela, justificar, atacar, condenar? Em outras palavras, tem capacidade de despertar nesse momento de incosciência? Sente que algo em você está em gerra, alguma coisa que se vê ameaçada e quer sobreviver a todo custo, que precisa do confronto para afirmar a própria identidade como personagem vitorioso dentro dessa produção teatral? Consegue sentir que existe algo em você que preferiria estar certo a estar em paz? ele continua...... Quando o ego está em guerra, saiba que isso não passa de uma ilusão que está lutando para sobreviver. Essa ilusão pensa ser nós. A princípio, não é facil ESTARMOS lá como testemunhas, no estado de presença, sobretudo quando o ego se encontra nessa situação ou quando o padrão emocional do passado é ativado. NO ENTANTO, depois que sentimos o gosto dessa experiência, nosso poder de atingir o estado de PRESENÇA, começa a crescer e o ego a perder o domínio que tem sobre nós. Tudo que precisamos para nos livrar do ego é estarmos conscientes dele, uma vez que ele e a consciência são incompatíveis. A consciência é o poder oculto dentro do momento presente. É POR ISSO QUE PODEMOS CHAMÁ-LA DE PRESENÇA".

Bem esse tema pode parecer um tanto difícil de entender, mas é fácil aceitarmos que na maioria das situações em que estamos incoscientes o EGO faz a festa, claro sendo EGOista, só tem olhos para si, quando você está consciente ou melhor PRESENTE, vivendo o agora, vivendo cada momento olhando em volta, as pessoas, os degraus, os sorrisos em cada rosto, os gestos, as folhas que balançam ao vento, TUDO, quando você está completamente presente, você percebe que há muita coisa em volta, muita coisa envolvida nessa harmoniosa sinfonia que é a vida, e não somente VOCÊ, VOCÊ E VOCÊ. 

Todo mundo gosta de ESTAR CERTO, ter a palavra final, dar o troco com aquela resposta, tipo xeque mate, MAS ISSO É COISA DO EGO, tentando se defender, te defender, por que o ego acha que ele é você, E NÃO É, você na sua essência é leveza, é paz, é harmonia, é perdoador, é bondade, é tolerância. E o ego é somente EGO ISTA,  então o bom é começar a se OBSERVAR em situações de conflito, tente não colocar logo a armadura e o escudo, mas a ouvir, ouvir, ouvir e depois falar em tom suave, a pessoa que está discutindo e fora de si,  perceberá que esta fora de si. Veja o termo "FORA DE SI", bem só por aí já dá pra ver que não é ESTAR CONSCIENTE, ESTAR PRESENTE. E se você estiver em uma situação de defesa, tente estar consciente e presente o tempo todo, se observando e observando os outros a sua volta, começará a agir de outra maneira, assumirá cada vez mais outro tipo de postura diante de diversas situações diferentes. 
Estar alerta, presente, consciente no agora, é o melhor que podemos fazer por nós mesmos, como disse o maravilhoso autor e palestrante ECKHART TOLLE, o ego e incompátivel com a consciência, não queira tentar se livrar do EGO ele sempre estará em você, ele faz parte de todo e qualquer ser humano, tente só observá-lo, e estará consciente com essa atitude.